segunda-feira, 8 de agosto de 2016

8 ATIVIDADES SIMPLES COM MANDALAS PARA CRIANÇAS

Mandala significa círculo em palavra sânscrito. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.
As atividades que envolvem mandalas são, em si, relaxantes e estimulam a concentração, além de proporcionar oportunidade de criação, expressão de sentimentos e calma.
Aqui compartilhamos oito atividades lindas de fazer criando ou utilizando mandalas.
1. Mandalas impressas para colorir. Tem muito material disponível na internet. Uma sugestão aqui. A pintura pode ser com tinta e um pincel fino, lápis de cor, canetinha... O importante é fazer com calma e ter atenção aos detalhes.

2. Mandala de grãos feitas em qualquer pedaço de papel: recorte embalagens em formato de círculo e vá colando grãos formando uma mandala. Quanto mais simétricos os padrões, mais bonita vai ficar, mas deixe a criança fazer ao seu modo. Nós usamos cola branca escolar e elementos naturais como: café, feijão, arroz, milho quebrado, girassol, linhaça, cravo, canela. Qualquer semente, folha, flor, galhos podem ser utilizados.
3. Mandalas em tecido: faça um círculo em um tecido liso (aqui usamos algodão cru grosso) e permita às crianças criarem desenhos, formas, pinturas. Podem ser usadas canetas para tecido ou tinta. As mandalas prontas podem virar almofadas, quadros, capas;
4. Mandalas de papel: nada mais são que desenhos e pinturas livres em pratos de papel, caixa de piza, o que tiver disponível. Uma dica é usar cola colorida e com glitter, eles adoram o efeito brilhante;
 
5. "Arte assada" em pratos de papel: essa técnica é muito simples e as crianças adoram ver a transformação de líquido para sólido. Misture 1 xícara de farinha de trigo, água até formar uma pasta líquida, 1 colher de sopa de fermento químico, 1 colher de sopa de sal e corante. Coloque em bisnagas tipo de mostarda (um para cada cor) e deixe que criem formas e padrões no prato de papel. Leve ao microondas por aproximadamente 1 minuto para "assar". A Arte fica fofa e com cheiro de pão. 
6. Reaproveitamento de CDS velhos: passe um primer antes de pintar. Desenhe com caneta permanete a mandala e depois utilize cola colorida para preencher os espaços. Também se pode usar os CDs apenas como base para as mandalas. Depois de seca a cola, destaque do CD e cole onde quiser (capa da agenda, em um papelão, para enfeital algo). Fical lindas e brilhantes.
7. Mandalas de fios: se usam palitos de churrascos e dá pra reaproveitar restos de lã, mas essa técnica exige um pouco de treino. Comecem com as mandalinhas simples de quatro pontas (olho de Deus). Achei um vídeo que ensina um passo a passo aqui!
8. Pintura de mandalas em pedras: escolha pedras redondas e planas. Com um pincel fino e tinta para artesanato (guache também dá), crie desenhos simétricos. Depois pode contornar com caneta permanente preta.

Tem alguma sugestão? Fez algum trabalho e gostou? Mande comentários e fotos pra gente pelo e-mail pedeminhoca@pedeminhoca.com.br. As fotos podemos publicar na nossa Fanpage facebook.com/pedeminhoca

OFICINAS DE AGOSTO

Amigos! Essa é a programação de oficinas de agosto! Não consegue vir nessas datas? Quer alguma atividade diferente? É só fazer contato que a gente organiza! Até mais! ‪#‎pedeminhoca‬ ‪#‎oficinasdearte‬‪#‎oficinasdeagosto‬



CARTINHAS DE AFETO PARA APROXIMAR GERAÇÕES

Ideia tão simples, mas que pode fazer alguém feliz!
Uma cartinha, escrita à mão. De uma criança, para um vovô ou vovó.
Essa é a ideia do projeto do Pé de Minhoca que já está acontecendo, aproximando gerações.

Veja aqui: Folha do Mate

Afeto: Um projeto de cartas para aproximar gerações

Ação de clube venâncio-airense quer conectar pessoas através do que se tem de melhor
por: Ana Carolina Becker
Data: 26/07/2016 | 08:00
Imagina que bacana seu filho escrever uma carta para um idoso que vive em uma instituição, sem nem mesmo conhecê-lo. Parece loucura, mas é um projeto que está sendo realizado em Venâncio Aires a partir de iniciativa do Clube Pé de Minhoca.


Foto: Ana Carolina Becker / Folha do Mate

Os três amigos já aceitaram participar da iniciativa

As cartas irão viajar para qualquer lugar, basta as crianças aceitarem participar do projeto, assim como instituições. Na Capital do Chimarrão, algumas crianças já estão cadastradas e o Lar Novo Horizonte também. O que é o caso dos gêmeos Gabriela e João Pedro Schneider Decker, de 7 anos. Além do contato forte com o lar Novo Horizonte porque a mãe, Aneline, é psicóloga na instituição, eles não dispensaram a ideia de participar do projeto "Cartas de afeto para aproximar gerações".
Na tarde de sábado, 23, os pequenos estiveram no lar Novo Horizonte para conversar com Walter Madeira, 90 anos, que está no lar desde 2012. Ele está entre as 14 pessoas da Casa Geriátrica que irá participar da iniciativa e, que já aguarda, ansioso para receber sua cartinha.
Gabriela e João Pedro já conheciam o "senhor" Walter. Alegre com a visita, recebeu a reportagem bem vestido e com um sorriso no rosto. Na memória de Madeira, as lembranças lá de Uruguaiana, cidade na qual morou durante muitos anos. Além disso, lembrou de suas viagens a trabalho por diferentes locais do Brasil e exterior. Em Venâncio Aires, além de visitar o filho que mora no município, ele e a esposa, já falecida, conheceram o lar e resolveram morar ali. Walter Madeira ainda não sabe o que irá responder ao seu novo amigo, mas irá escrever à mão todas as palavras para tentar manter essa amizade com uma geração distinta da sua.
Os pequenos ainda não sabem ao certo o que vão escrever, mas certamente, irão contar de seu animal de estimação que, segundo eles, parece ser bem "arteiro". Além disso, o projeto tem justamente a intenção de projetar na carta a pureza das crianças que irão contar sobre sua infância, seus brinquedos preferidos, sua família, o que gostam de fazer. Para a mãe, Aneline, essa iniciativa é de extrema importância para um geração que não tem ligação com cartas. 'É muito importante eles verem o desenvolvimento humano, de dar importância para todas as fases da vida, pois hoje temos uma cultura ao jovem, ao que é moderno e acabamos esquecendo um pouco o outro lado em que se deveria dar um pouco mais de carinho e importância', destaca.
A INICIATIVA
Conforme a idealizadora da iniciativa, Mariana Faria Corrêa, do clube Pé de Minhoca, a intenção do projeto é converter isso em uma amizade e aprendizagem. 'Tipo de coisa que não custa nada, mas tem muito valor', reforça.
O projeto não limita uma unidade geográfica, as cartas irão viajar para qualquer lugar. 'Minha tarefa é só conectar as pessoas. Acho que todos saem ganhando', destaca. Além disso, o projeto também tenta trazer as crianças para um mundo mais real, deixando de lado o mundo virtual. 'Elas podem descobrir que a solidariedade não precisa estar relacionada a doar coisas materiais e que pequenos gestos fazem diferença no mundo. Essa é a base do meu trabalho. Sempre penso em como pequenas ações podem impactar o mundo para melhor. Somadas, então, podem transformar', diz. 
De acordo com Mariana, a ideia do projeto surgiu pois acredita que as novas gerações poderiam gostar de conhecer mais as histórias de pessoas mais velhas através de cartas. 'Eu adorava ouvir histórias da infância das minhas avós. Então pensei que isso seria bonito, escrever e receber carta. Também sei que há muitas pessoas vivendo em casas geriátricas que poderiam ficar felizes com essa troca', conta.
As primeiras cartas do projeto já forma escritas e devem chegar aos destinatários já nesta semana. 'A data do Dia dos Avós é um mero acaso, aproveitei para lançar nesse dia porque é uma data artificial criada para o consumo, mas não precisamos comprar nada, o mais importante se dá de graça, afeto, atenção, amizade', conclui.
A iniciativa já tem a participação da instituição Lar Novo Horizonte do município e Vila Vicentina 3 de Porto Alegre. Assim como crianças locais e da capital.
COMO PARTICIPAR
Mariana explica que as crianças ou instituições interessadas em participar podem entrar em contato através da página no Facebook/Pé de Minhoca ou através do e-mail pedeminhoca@pedwminhoca.com.br.
Após se cadastrar, a criança irá ou idoso irá receber um e-mail com um papel de carta para ser impresso para que seja escrito à mão. 'Conte um pouco sobre você, seu nome, sua idade, o que gosta de fazer e não esqueça de fazer algumas perguntas também. Quem sabe descobrir do que seu novo amigo ou amiga brincava quando tinha a sua idade?', explica. Porém, após o cadastro, manter o contato é uma decisão da criança ou do idoso. 'Mas lembre-se que do outro lado estará um vovô ou vovó aguardando alegremente esse contato', diz.
Caso exista a desistência, é importante comunicar Mariana para que o nome e endereço possa ser encaminhado a outra criança.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

POKEMON GO

FAIXA ETÁRIA INDICADA: 3 a 6 anos, 6 a 9 anos e 9 a 12 anos.


BOM PARA: imaginação, brincadeira ao ar livre, brincadeira em espaço fechado, raciocínio lógico, leitura, cooperação, perseverança, atividade física.

Nós do Pé de Minhoca também aderimos ao PokemonGo :D

E nem precisamos de aplicativo para isso!!!

VAMOS PRECISAR DE:

Cartinha Pokemon ou podemos imprimir pokemons da interenet

Uma bola, cesta ou pote para ser a Pokebola
Imaginação
Plastiquinhos para envolver as cartas se forem escondidas na rua (para não estragar) - as impressas pode fazer em papel mais durinho e passar contact.


COMO FAZER:

Forre as cartas com plástico.
Não use muitos pokémons, aqui seis foram o suficiente.
Dependendo da idade da crianças, esconda em locais mais fáceis ou mais difíceis. Tente relacionar o "tipo" do pokemon ao ambiente em que será escondido.

Ponto, agora é só combinar as regras (aqui combinamos que cada um poderia caçar três, para que não ficassem competindo).












Gostou da ideia? Conte como foi aí na sua casa! Aqui em casa é diversão garantida!

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

CAMINHO DE SAL COLORIDO

FAIXA ETÁRIA INDICADA: 3 a 6 anos, 6 a 9 anos e 9 a 12 anos.


BOM PARA: atividade sensorial, criatividade, coordenação motora, motricidade fina.

Um pulinho na cozinha e você já tem o que precisa para criar esse divertido caminho colorido

VAMOS PRECISAR DE:

Sal de Cozinha
Cola branca em tubo
Pincel
Anelina ou corante alimentício
Uma assadeira ou recipiente que caiba uma folha
Papel liso (pode reaproveitar embalagens se quiser

COMO FAZER:

Siga os passos...
Em uma folha de papel faça um bonito desenho de cola.





Coloque em algum recipiente que caiba e derrame o sal por cima. Cubra todo o desenho, mas não ponha a mão para não estragar.






Com cuidado, levante a folha para sair todo o sal. Se precisar, repira a operação para que toda a cola fique coberta.





 Separe o corante ou a tinta que escolher (tem que ser bem líquida).



Com delicadeza, molhe o pincel na cor escolhida e coloque sobre um pedaço do desenho. Deixe o pincel parado alguns segundos. O sal absorve a tinta e ela "caminha" pelo desenho. Vá fazendo isso alterando as cores até terminar o desenho.







 




No fim, sua arte multicolorida e com relevo está pronta! Agora é só deixar secar na sombra!


#IDEIA DE MINHOCA# Com a cola escreva seu nome e depois coloque o corante. Para quardar por mais tempo, deixe secar muito bem e passe uma outra camada de cola.
Mandem foto dos trabalhos para pedeminhoca@pedeminhoca.com.br com seu nome e idade e a gente publica na fanpage!

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

CAÇA AO TESOURO

FAIXA ETÁRIA INDICADA: 3 a 6 anos, 6 a 9 anos e 9 a 12 anos.


BOM PARA: imaginação, brincadeira ao ar livre, brincadeira em espaço fechado, raciocínio lógico, leitura, cooperação, perseverança.

Brincadeira super simples e divertida para fazer com as crianças. Aprendi com meu pai, anos atrás, que enchia a casa de bilhetes e pistas para acharmos os ovos de páscoa. Lembro até hoje da emoção que era procurar, pista por pista, até encontrar.

O "tesouro" não precisa, nem deve, ser nada demais. Um biscoito, uma maçã, uma moedinha, qualquer coisa, pois o legal da brincadeira é desvendar as pistas. Também não importa se você mora em casa ou apartamento, sempre há lugares para esconder um bilhetinho.


VAMOS PRECISAR DE:

Papel

Caneta
Imaginação
Algum "tesouro"

COMO FAZER:

O principal é criar pistas fáceis, mas não óbvias demais. Você começa, por exemplo, com:

Um tesouro foi escondido! Preciso de ajuda para encontrá-lo.
Siga as pistas, pé, por pé, e me tire desse chulé!

(e esconde a outra pista dentro de um tênis)

E assim segue até o "grande" tesouro. Vale também deixar objetos com um bilhete, tipo:

Não há pistas para dar, mas é melhor essa boneca guardar.

(a criança ao guardar a boneca no lugar certo e acha outra pista).

O tempo da brincadeira depende da idade e interesse das crianças.

Dez bilhetes costumam ser o suficiente. Se a criança já sabe ler, ela fica responsável pela leitura. Se ainda não, a mãe participa lendo, mas é importante deixar o pequeno pensar sobre a pista e procurar um pouco, mesmo que não seja o lugar certo, aí pode ir dando outras ideias (onde mais temos uma gaveta amarela? Coisas assim).


Faça essa brincadeira ao ar livre se tiver um tempo bom, mas se estiver chovendo ou você morar em apartamento, faça que funciona igual!

Gostou da ideia? Conte como foi aí na sua casa! Aqui em casa é diversão garantida!


Bilhetes e dicas preparados
Começa a brincadeira!
Seguindo as pistas
Mais pistas!


Missão dada é missão cumprida: prêmio achado com sucesso!


#IDEIA DE MINHOCA# Que tal fazer pistas com imagens para os pequenos? Também vale utilizar códigos para serem decifrados (palavras escondidas, anagramas). 

Mandem foto para pedeminhoca@pedeminhoca.com.br com seu nome e idade e a gente publica na fanpage!

terça-feira, 2 de agosto de 2016

MASSA DE MODELAR

FAIXA ETÁRIA INDICADA: 3 a 6 anos, 6 a 9 anos e 9 a 12 anos.


BOM PARA: atividade sensorial, criatividade.

Farinha, água, sal e corante alimentício. É tudo o que precisamos para fazer uma massinha de modelar que renderá horas de diversão


VAMOS PRECISAR DE:

1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa cheia de sal
Água até dar o ponto de massa (pode ser morna)Corantes alimentícios (lembando que é possível fazer combinações com as cores, por exempo azul + amarelo = verde; vermelho + amarelo = laranja). Aqui vamos usar somente uma cor em diferentes concentrações, criando um degradê. Caso não tenha corante alimentício, pode usar o que você tem na cozinha: canela, açafrão, cúrcuma, páprica...






COMO FAZER:

1. Coloquem a farinha e o sal em um pote de boca larga ou sobre uma superfície lisa (vidro, mármore, etc). Misturem com as mãos. O sal serve para conservar a massa;
2. Adiocionem a água aos poucos, misturando com as mãos, como uma massa de pão;
3. Adicionem o corante, gota a gota, até chegar na cor desejada;
4. Modele o que quiser!
5. Se deixar a massa fora da geladeira ela vai endurecer, então dá pra fazer objetos e deixar secar. Para preservar melhor, pode-se passar uma camada fina de verniz ou cola branca.


#IDEIA DE MINHOCA# Para fazer um incrível brinquedo antiestresse, coloque três bolinhas de massa de cores diferentes dentro de um saquinho plástico e amarre bem. Mexa a massa por cima do plástico, amassando, alisando, criando formas. Garanto que é delicioso! 



Mandem foto dos trabalhos para pedeminhoca@pedeminhoca.com.br com seu nome e idade e a gente publica na fanpage!

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

ÁGUA MUSICAL

FAIXA ETÁRIA INDICADA: 3 a 6 anos, 6 a 9 anos e 9 a 12 anos.


BOM PARA: musicalização, percepção sensorial, concentração, criatividade.

Essa atividade simples pode render bons momentos com as criaças que gostarão de experimentar os diversos sons produzidos com materiais comuns. Dependendo da idade da criança, precisará de mais ou menos ajuda.

Lembre-se de aproveitar a atividade para fazer perguntas como: qual o som mais fino (agudo)? Qual o som mais grosso (grave)? Você consegue ordenar do mais agudo para o mais grave?



VAMOS PRECISAR DE:

5 a 7 recipientes de vidro iguais (copos, potes de conserva, potes de papinha)
Água
1 colher de metal
Corantes alimentícios (ou anilina), de modo a formar 5 a 7 cores diferentes (lembando que é possível fazer combinações com as cores, por exempo azul + amarelo = verde; vermelho + amarelo = laranja)



COMO FAZER:

No vídeo o nosso cientista João Gabriel que tem 6 anos ensina a fazer.

1. Coloquem os copos ou frascos de vidro um ao lado do outro. Eles devem estar sobre uma superfície plana.
2. Despejem com calma água nos frascos, um a um, em quantidades diferentes (nenhum pode ter a mesma quantidade de água que o outro).
3. Coloquem o corante criando diferentes cores.
4. Sem segurar o vidro, batam suavemente nas bordas com o cabo da colher e perceba os sons. Tente bater em outras partes do frasco e compare os sons produzidos.
5. Façam testes mudando os frascos de ordem até chegar em uma escala musical.



#IDEIA DE MINHOCA# Se vocês trocarem os copos por garrafas de vidro iguais poderão soprar os gargalos e ouvirão o som que é produzido.

Mandem foto dos trabalhos para pedeminhoca@pedeminhoca.com.br com seu nome e idade e a gente publica na fanpage!