Ilustração do livro: A Menina e o Tubarão (Mariana Faria Corrêa)
Não há nada de errado em sentir raiva. Todo mundo sente raiva. Quando somos pequenos a dificuldade em expressar verbalmente os sentimentos e lidar com a frustração são alguns dos motivos que as fazem "explodir", as vezes em situações que para nós, adultos, parece absolutamente controlável. Na medida em que crescemos e amadurecemos, vamos conseguindo compreender melhor nossas emoções, aprendemos a comunicar nossos sentimentos, a lidar com as frustrações e a raiva será melhor administrada. Mas como lidar com a raiva e explosões dos pequenos? Em geral, é papel dos adultos auxiliar as crianças a compreenderem o que estão sentindo e mostrando de que forma podem se expressar. Crianças pequenas podem aprender sobre seus sentimentos quando alguém os traduz e a ajuda a encontrar uma solução. O primeiro passo é tentar entender, sob o ponto de vista da criança, o que a está deixando com raiva. Dizer: "não foi nada", "nem foi pra tanto", não vai ajudar. Se a criança está brava porque não quer ir embora da casa da tia e dá um "xilique", os pais podem ajudar dizendo, olhando-a nos olhos, algo como "entendo que você esteja bravo porque o tempo que passou aqui foi muito legal, mas precisamos realmente ir embora. Que tal combinarmos de voltar semana que vem?". Isso não significa que a criança acatará imediatamente e parará de gritar, mas ela vai aprendendo que está sentindo o que está sentindo, mas que pode lidar com isso. Outra ajuda é ensinar técnicas para que a criança se acalme. Aqui com meus filhos funciona muito ajudá-los a respirar, especialmente o pequeno que é mais explosivo. Achei esse curta sensacional, especialmente a metáfora da mente como um jarro com purpurina. Nele as crianças falam como se sentem quando estão com raiva e sobre como lidar com as emoções através da respiração. Vale a pena assistir.
Uma dica: caso você não esteja conseguindo lidar com a raiva do seu filho, talvez você precise de ajuda para ajudá-lo. Conversar com um terapeuta pode ser uma boa opção.
Vídeo: Do Canal Buda Virtual - Os cineastas Julie Bayer Salzman e Josh Salzman criaram “Just Breathe” com seu filho, colegas e membros da família em uma tarde de sábado. A escola das crianças introduziu meditação aos alunos.
____
*Mariana Corrêa mãe da Maira e do João Gabriel, bióloga, mestre em Ecologia, psicopedagoga e educadora ambiental e criadora do Pé de Minhoca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário